Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O astronauta e uma estrela chamada Si

Era uma vez um astronauta muito curioso. Ele era um explorador além dos céus, vivia observando o movimento das estrelas e planetas. Ficava horas observando as estrelas, era fascinado pelo brilho que elas emanavam.
Um dia, em uma das suas observações diárias, ele encontrou uma estrela, mas não era uma estrela similar às outras, ela era um tanto quanto isolada, com um brilho diferente meio fosco e ao mesmo tempo forte, mas não deixava de ser um brilho diferente. O astronauta curioso ficou a observando por um tempo... não resistiu, tinha que falar com aquela estrela que se destacava das outras.

- Oi - disse o astronauta - eu vim te observando por um tempo e vi que você fica recatada em seu canto, isolanda das outras...

Mas aquela estrela diferente não deu nem um piu. No dia seguinte o astronauta insistente foi até aquela estrela e falou a mesma coisa do dia anterior e acrescentou:

- Você é sempre assim tão simpática? - ela esboçou um leve sorriso tímido, mas ainda não falou nenhuma palavra para o astronauta.

No dia seguinte lá foi o astronauta novamente, agora mais confiante em obter mais reações daquela estrela tão apática, ou apenas um "oi" tímido e sincero. O astronauta foi até a estrela e disse:

- Oi - já esperando outro silêncio desesperançoso e cortante, mas para sua surpresa, a estrela respondeu dizendo bem baixinho, com uma voz em tom suave, trazendo consigo outro sorriso leve e tímido:

-Olá.

O astronauta mal podia crer que a estrela sorriu para ele e dissera o "olá" mais doce que ele já ouvira. A partir daí ele com um olhar surpreso perguntou à ela seu nome, e ela respondeu :

- Meu nome é Si.

Naquele instante o silêncio trocou de lado e pairou nos lábios do astronauta, que estava perplexo e ao mesmo tempo encantado, ora pela voz macia daquela estrela, ora por aquele sorriso tímido lindo. Após alguns instantes ele pôs-se a dizer:

- Si? Hum, é um belo nome para uma estrela. Mas me diga Si, por quê você está assim tão isolada das outras estrelas?

- É porque... é... não sei se você já viu, mas eu sou diferente das outras estrelas.

- Sim, você é diferente.

- É por isso que eu não fico tão perto delas, por me sintir diferente, e mesmo assim, ninguém nota ...

- Isso não é verdade, eu estou aqui exatamente pelo contrário, você é a mais notável dessas estrelas.

Eles ficaram conversando por horas e mais horas, nem viram o tempo passar. O astronauta conversava e ao mesmo tempo não deixava de lado sua mania de observação, e com o passar dos dias e de muitas conversas, foi notando peculiaridades que não poderiam ser percebidas somente com olhares despercebidos e vagos. Ele percebeu que aquela estrela era uma estrela meio triste, mas também que era uma estrela de beleza ímpar, diferente daquelas outras mesquinhas que brilhavam só para seu próprio deleite. Percebeu também que com o passar do tempo, por incrível que pareça, estava se apaixonando por uma estrela. Ele pensava consigo mesmo: " Mas como é possível? Eu só posso estar louco! Estou me apaixonando por uma estrela!" E esse sentimento foi crescendo gradativamente.
Enquanto o astronauta dormia, ouvia sussuros em seu ouvido e era difícil de reconhecer aqueles sussuros, mas em um daqueles sussurros ele indentificou a voz, era de sua doce e amada estrela pedindo para que ele fosse até ela. Ele prontamente levantou-se, pôs sua roupa e foi ao seu encontro. Chegando lá, observou que ela estava com um olhar triste demais, com aquele brilho de choro. E ele perguntou:

- O que houve Si? Está tudo bem?

- Não, eu estou apagando... e acho que não poderemos mais nos ver.

- APAGANDO? Mas... por quê? Você não pode ir, não agora, eu... eu te amo Si, você não pode ir, não pode!

- Infelizmente eu não posso mudar o curso das coisas meu querido astronauta - neste momento uma lágrima amarga cai do rosto de Si. O astronauta vendo o brilho daquela estrela tão diferente, tão linda, do sorriso mais brilhante, da voz mais adocicada oscilar, pôs-se a indagar suas últimas palavras para Si. Com as pálpebras carregadas d'água, segurando o choro com um nó firme na garganta:

- Si, só quero que você saiba que eu te amo, mesmo sabendo que você é uma estrela e eu um homem, eu não ligo para isso, quero que você saiba também que eu nunca vou te esquecer... NUNCA.

- Meu astronauta, eu também te amo, e nunca vou te esq... - rapidamente fez-se um clarão imenso e somente se via uma linha brilhante cortar aquele céu que nunca mais será o mesmo para aquele astronauta apaixonado com o coração totalmente em pedaços.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu queria escrever uma história com um final feliz, terminando em felizes para sempre como os da Walt Disney, mas eu só posso contar o que eu vi... ou sonhei enquanto estive acordado naquela noite estrelada de lua cheia, enquanto observava uma estrela cadente.

Um comentário: